quinta-feira, 11 de agosto de 2016

EM QUE IDADE SE INICIA ADOLESCÊNCIA PRECOCE

EM QUE IDADE SE INICIA 

ADOLESCÊNCIA PRECOCE


Varia segundo a nacionalidade, o clima, e alimentação e até mesmo de acordo com o meio social. Segundo as estatísticas, constatou-se que a filha única, ou a que pertence a uma família pouco numerosa, tem um desenvolvimento mais precoce “mais cedo”. Ao passo que nas famílias numerosas, no meio operário “pessoas de pouca renda” ou agrícola “que vivem no meio rural, ou nas comunidades carentes”, estas crianças têm um desenvolvimento mais tardio, devido, principalmente, a uma alimentação deficiente. 

No Brasil, a puberdade aparece em geral entre os 9 e 13 anos no sexo feminino, completando-se aos 16 anos. Repousando sobre o conjunto de glândulas endócrinas (as glândulas endócrinas produzem hormônios, uma substância química que é lançada diretamente no sangue), que é controlada pela hipófise (hipófise localiza-se na base do cérebro, sua parte anterior produz o hormônio do crescimento e hormônios que regulam as atividades das outras glândulas, sua parte posterior armazena dois hormônios: ocitocina a qual é responsável pelas as contrações uterinas e antidiuréticas que atuam nos rins controlando a quantidade de água que é eliminada das urinas. Esse mecanismo é assegurado principalmente pelo funcionamento desta última que vem dos ovários (gônadas) e das supra-renais. 

A hipófise segrega vários hormônios, entre os quais, alguns estimulantes das funções genitais, que seja no homem, que seja na mulher. Esses hormônios são em parte eliminados através da urina, e é através destes que se obtêm preciosas informações quando se trata de situar a origem de um desequilíbrio hormonal. Estimulados pela hipófise, os ovários fabricam dois hormônios femininos: a foliculina ou estrogênio e a luteína ou progesterona. Esses hormônios, por sua vez, serão responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos e dos órgãos genitais. Ao mesmo tempo, as supra-renais, “que são pequenas glândulas situadas em cima dos rins”, estas por sua vez segregam substâncias andrógenas, ou seja, os hormônios masculinos, que concorrem, juntamente com os hormônios femininos, para estabelecer um constante equilíbrio hormonal. 

Na puberdade, as meninas queixam-se algumas vezes de dores abdominais, mas não sabem indicar exatamente o local de onde vêm essas dores, o que leva crer que são imaginárias. De fato, tais dores estão relacionadas com o sistema nervoso, com a atividade hormonal e com a posição da coluna vertebral. Localizadas na pequena bacia, de onde se irradiam até a zona lombar. Essas dores são agravadas pelas viagens de trem e de ônibus e pela permanência em pé por longos períodos. Qual seria a doença da filha de Jairo e do filho da sunamita

O PAPEL DOS PAIS.

No momento da puberdade, as crianças têm a curiosidade sexual despertada, o que faz com que perguntem, muitas vezes às escondidas, sobre todos esses mistérios que as rodeiam, correndo o risco de serem mal informadas e perturbadas por noções falsas e alarmantes. Eis por que a mãe deve, assim que achar conveniente, instruir a menina sobre a puberdade, empregando uma linguagem simples e clara, que prepara a filha, deixando-a mais segura e dando-lhe certeza de que tudo, aquilo que vai lhe acontecer é absolutamente normal e maravilhoso. 

A criança cresce e seu organismo, em plena transformação, precisa de cuidados especiais que nem sempre são compensados pela alimentação normal. 

Deve-se fazer exame de sangue, e, se este acusar uma dosagem baixa de glóbulos vermelhos, será necessário a administração de ferro e vitamina B12. Pois pode ser uma anemia e é conveniente; - observar as glândulas endócrinas em geral e, particularmente, a hipófise, que segrega um hormônio de crescimento ou somatotrópico, cujo papel é de capital importância desde a infância até se completar o crescimento; - regularizar o sistema nervoso por meio da administração de doses pequenas de calmantes prescritos por especialista, e que agem, principalmente, sobre as perturbações do sistema nervoso ligadas aos desequilíbrios endócrinos.

A SAÚDE E A BELEZA NA ADOLESCÊNCIA. 

Durante sua puberdade, a criança tem grande necessidade de cálcio, pois a ossatura se está solidificando definitivamente; todo o organismo, em plena expansão, este precisa de substâncias, que, sendo-lhe negadas, podem resultar em distúrbios posteriores. O número de calorias que um adolescente necessita depende essencialmente das suas atividades físicas. O cálculo da quantidade de calorias deve também ser feito em função da quantidade do alimento. No caso das crianças magras demais ou obesas deve-se consultar um médico especialista no assunto para estabelecer a dieta adequada e o seu conteúdo do calórico.

Ig Ass Tabernáculo de Davi
Pastor Pedro Alves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEMPRE